Quer entender mais sobre a logística reversa de embalagens? Já pensou em implementá-la na sua organização, mas ainda está com dúvidas sobre seu funcionamento e as vantagens que ela pode trazer? Este artigo é para você!

A sociedade atual pede consciência da necessidade da redução dos resíduos que geramos. Hoje quase um terço desses resíduos sólidos urbanos são embalagens e a cada ano sua produção só cresce. 

Nesse sentido, a logística reversa facilita a criação de canais para a coleta seletiva de resíduos, sejam eles industriais, de veículos ou pneus fora de uso, resíduos eletroeletrônicos, de construção ou de derivados de carnes. 

Então, o que é a logística reversa de embalagens? 

Podemos defini-la como a estratégia no universo da logística, que consiste na recuperação dos resíduos orgânicos por uma atividade produtiva ou de consumo. 

Ela é responsável pela recuperação e reciclagem de contêineres, embalagens e resíduos perigosos; bem como os processos de devolução de estoques excedentes, devoluções de clientes, produtos obsoletos e estoques sazonais. 

Em outras palavras: é uma forma de devolução de materiais que são reaproveitados, reciclados ou destruídos. 

Como funciona? 

Como já mencionamos antes, alguns produtos necessitam do sistema de logística reversa, e essa responsabilidade independe dos serviços de limpeza urbanos ou públicos, ou seja: são de total responsabilidade dos fabricantes.  

Se a sua empresa produz, importa, distribui ou comercializa produtos que contêm compostos químicos ou que pertencem à indústria dos eletroeletrônicos, então você precisa ter uma sistema eficaz de logística reversa ou pode acabar sofrendo um prejuízo como ser multado, autuado e com isso, perder a confiança do seu cliente e/ou público alvo.  

Os responsáveis pela logística reversa devem implantar um mecanismo que incentive à população a retorná-los corretamente, seja por meio de compra dessas embalagens ou até mesmo por bonificação (que seria oferecer algum benefício em troca, como desconto na compra de um novo produto, por exemplo). 

Outro ponto importante é especificar a forma de retorno, onde o seu consumidor pode entregar (pontos de coleta) ou fazer contato com o responsável pela coleta na região. 

Quais as vantagens que ela pode trazer? 

A logística reversa de embalagens é uma necessidade e uma oportunidade para aumentar a quantidade e a qualidade do material reciclado. 

Entre os benefícios que podem ser alcançados, encontramos: 

  • Cuidado do meio ambiente: ela reduz o impacto ambiental, embora não seja o objetivo principal, permite cuidar dele. 
  • Redução de custos: poder reciclar, reaproveitar ou até fabricar materiais novamente, é uma forma de economizar, em relação à compra de novas matérias-primas. 
  • Redução do consumo de recursos: minimiza o custo de aquisição e fornecimento de materiais, bem como de novos recursos. 

  • Uma melhor relação entre clientes e fornecedores: ambas as partes são beneficiadas. 

Na Newsul prezamos pela sustentabilidade! 

Somos uma empresa onde a qualidade, tanto dos nossos produtos quanto no atendimento, são pilares fundamentais. 

Nossa missão é produzir embalagens plásticas com qualidade e sustentabilidade, gerando valor para toda a cadeia e construindo para o desenvolvimento da sociedade. 

É simples: ajudamos a empresas como a sua a alcançar seus objetivos de produção e comercio, sem abrir mão da sustentabilidade e prezando pelo meio ambiente. 

Saiba mais sobre o nosso trabalho! 

QUERO SABER MAIS!