Entre os diversos tipos de cargas transportadas pelo mundo, existem as classificadas como perigosas, para as quais reservam-se cuidados especiais, através das regulamentações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil – transporte de carga perigosa em aeronaves), DPC (Diretoria de Portos e Costas – transporte de carga perigosa em navios) e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres – transporte de carga perigosa em veículos automotores).

O transporte de cargas perigosas é uma atividade que pode causar impactos à vida humana e ao meio ambiente. A segurança é primordial nos transportes de cargas e os cuidados devem ser redobrados naquelas que apresentam risco, uma vez que é necessário assegurar a integridade dos materiais, a condição de saúde do entregador e não danificar o meio ambiente.

Para entender melhor os riscos de transportar cargas perigosas e como um trabalho negligente pode prejudicar a sua empresa e as vidas das pessoas envolvidas, acompanhe este artigo até o final!

O que são cargas perigosas?

Cargas perigosas são aqueles que oferecem riscos reais à saúde das pessoas, dos veículos e do meio ambiente.

Elas podem ser classificadas em nove tipos diferentes e cada uma tem um protocolo de cuidados específicos a serem seguidos. As cargas perigosas podem ser consideradas explosivos, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, gases, substâncias infectantes e peróxidos orgânicos, substâncias tóxicas e substâncias infectantes, substâncias corrosivas, material radioativo e substâncias e artigos perigosos diversos.

Quais são os riscos em transportar cargas perigosas?

O profundo conhecimento das normas exigidas e das especificidades de cada tipo de carga é fundamental, uma vez que se realizada de forma inapropriada, pode trazer inúmeros riscos à população e ao meio ambiente.

Cada tipo de carga perigosa oferece diferentes riscos, como por exemplo, as substâncias inflamáveis, que podem causar sérios danos em caso de vazamento e levar a explosões e incêndios.

Outros tipos de produtos, como os tóxicos, são capazes de gerar grave intoxicação se inalados, absorvidos pela pele ou ingeridos.

Outro ponto importante a ser destacado, são os danos que esses produtos podem trazer ao meio ambiente, como contaminação do solo, rios e fauna.

As perdas e prejuízos causados por acidente podem ser imensuráveis, irreparáveis, além de demorarem anos para serem revertidos ou amenizados.

Como funciona a embalagem e armazenamento de cargas perigosas?

Existem recomendações, embalagens e protocolos de armazenamento para cada tipo de carga de risco, adequadas à sua natureza e particularidades.

Os gases, por exemplo, se dispersam facilmente, e por isso, devem ser mantidos em estado de compressão durante todo o trajeto para não ocorrer vazamentos. Materiais radioativos precisam ser transportados em contêineres blindados e sinalizados. Os combustíveis, por sua vez, devem ser levados em tanques que não permitam a oscilação de temperatura, já o aumento da temperatura pode levar a combustão.

Os veículos que transportam esses tipos de carga, devem estar devidamente identificados, com símbolos e placas de acordo com a natureza e grau de risco dos materiais, segundo a legislação vigente. Assim, também as embalagens que armazenam estes materiais precisam ser etiquetadas para evitar acidentes, erros ou reutilização.

As embalagens que acomodam os produtos devem ter especial atenção, qualidade e resistência suficiente para suportar o produto sem danificar-se durante o transporte. Necessitam de homologação emitida pelo órgão certificador de acordo com o modal de transporte. Além disso, deve ser feita uma análise técnica para verificar a compatibilidade do químico envasado com o material utilizado na fabricação da embalagem.

A Newsul é uma empresa produtora de embalagens, que conta com certificações e robustez necessárias para o transporte e armazenamento de produtos perigosos, que prioriza a qualidade e segurança, com desenvolvimento tecnológico contínuo, além de profissionais técnicos capacitados para avaliar e recomendar o mais apropriado e eficiente para sua empresa.

Tudo isso para oferecer proteção, cuidado e integridade do seu produto até o destino final. Sempre considerando a sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Saiba mais sobre nós e os nossos serviços.

Leia outros artigos em nosso blog e saiba mais!