Estamos presenciando mudança significativa nas ações para a preservação do meio ambiente em todo o mundo. 

O Planta Terra está necessitado de ações intensivas para sua preservação, com grande parte dos países aderindo a políticas públicas voltadas a sustentabilidade. 

Algumas destas medidas foram palco de discussões na última edição do Fórum Econômico Mundial, ocorrido na Cidade de Davos, na Suíça, sob o tema elegido “Grupos de interesse para um mundo mais coeso e sustentável”. 

Desta forma, irmanam-se as maiores economias mundiais, Brasil incluído, na convicção de que se faz necessário um conjunto de ações que permitam a preservação do meio ambiente, o que permitirá melhor qualidade de vida à população da Terra e maior sustentabilidade no desenvolvimento econômico mundial. 

GESTÃO E CUIDADO  

A gestão com foco em sustentabilidade, feita por nossas empresas, certamente será fator determinante para a continuidade do negócio. 

No setor de transformação do plástico, medidas mitigatórias para a redução da quantidade de plásticos no meio ambiente é de fundamental importância e a Newsul atua proativamente neste aspecto. 

A gestão dos resíduos plásticos, tanto internamente pelas empresas quando no mercado, são fatores de importância para a sustentabilidade, especialmente dos pilares financeiro, ambiental e de responsabilidade social.  

TRATAMENTO DE RESÍDUOS  

Resíduos sólidos, de material plástico, especialmente as embalagens rígidas, devem ser recolhidos do meio ambiente, triturados, tratados quimicamente e recolocado na cadeia circular do plástico. 

Tudo começa com um conjunto de ações adequadas que tem início na parte da coleta, seguido do armazenamento, transporte e reciclagem. A conclusão desse ciclo é o retorno da matéria-prima reciclada, para produção de itens apropriados, com especial atenção na Indústria da Construção Civil, maior consumidor de plástico reciclado, pois precisa de materiais resistentes, duráveis, com bom isolamento térmico e acústico, fazendo parte integrante, inclusive, de fachadas, pisos de estradas, entre outros. 

A atual Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n° 12.305/2010, rege e regulamenta os processos acima citados, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos soídos, às responsabilidades dos geradores, do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. 

OBJETIVOS ALCANÇADOS  

A Newsul tem metas para reciclagem de suas embalagens. Participando ativamente, produz somente embalagens 100% recicláveis e em 2019, ingressou no acordo setorial, capitaneado pela ABIPLAST (Associação Brasileira de Produtores de Plástico) juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, que tem uma de suas metas reduzir 13,3% das embalagens dispostas em aterros sanitários, até o fim de 2022. 

Interessante, não é? Se você gostou desse artigo, corre lá no nosso site que tem muito mais assuntos legais como esse!