Todos, alguma vez, temos percebido a presença de um
cheiro, mas entre sentir e saber o que está sentindo existe uma longa
jornada olfativa. Entenda as diferenças entre aroma e fragrância neste artigo que a Newsul preparou para você!
Você já sentiu um cheiro especifico? Ou experimentou um novo paladar? Seja na comida ou no ambiente, estas experiências sensoriais – também conhecidos como cheiros e sabores – fazem parte do cotidiano e muitas vezes passam despercebidos.
De onde eles vêm? Onde surgiram? Qual a diferença entre aromas e fragrâncias? Para ambos utilizamos a identidade e a sensibilidade do sentido olfativo, o mais enigmático dos cinco sentidos.
Você sabia que o ser humano é capaz de reconhecer e recordar cerca de 10 mil odores diferentes?
Entenda a seguir as principais diferenças entre aromas e fragrâncias e saiba quando usar esses termos.
Aromas: substância ou mistura de substâncias capazes de ativar o paladar
Um composto volátil e que pode ser percebido pelo olfato e paladar. O aroma está associado ao gosto (sensação reconhecida pelo paladar), ao odor (sensação reconhecida pelo olfato) e sabor (sensações complexas associadas ao estímulo dos gomos gustativos e a memória).
São poucos os alimentos que permitem uma distinção clara entre odor e sabor. Além disso, é possível identificar as substâncias responsáveis pelos elementos particulares do aroma.
O aroma tem como objetivo mascarar notas desagradáveis como as de vitaminas, ou intensificar acordes florais, frutais ou verdes de acordo com a necessidade do produto, ou de recuperar notas voláteis perdidas no processo industrial.
Mas além desta função os aromas despertam a memória olfativa, que são lembranças de momentos e lugares, como por exemplo a infância.
Fragrâncias: ligação direta com nosso olfato
Já as essências, ou fragrâncias, são composições olfativas, criadas com o objetivo de cravar a marca do cheiro em determinados produtos.
Ligados diretamente ao olfato, as fragrâncias buscam dar uma identidade olfativa única aos produtos, e são mais comumente utilizadas em indústrias farmacêuticas e cosméticas.
Desenhadas com base na pirâmide olfativa, as fragrâncias são organizadas pelas suas notas de composição, respeitando as matérias primas mais ou menos voláteis, que evaporam com mais rapidez.
A pirâmide olfativa é uma ferramenta que ajuda a entender a estrutura da fragrância. Toda fragrância possui essa pirâmide olfativa, formada pelos principais ingredientes da composição e sua ordem de evolução olfativa.
Mais abstratas, as fragrâncias ficam no imaginário dos usuários, atuando mais no nível sensorial.
Elas sempre devem ter um impacto positivo, fazendo você ter um cheio agradável ao alcance do olfato.
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